sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Proteção no trabalho #1 - A importância do capacete.


O capacete de segurança reduz os efeitos de impactos de objetos na cabeça e diminui a possibilidade de ferimentos. O capacete tem a finalidade de proteger a cabeça contra ferimentos causados pela queda de objetos de níveis elevados, contra lesões decorrentes de batidas da cabeça em ambientes apertados, contra objetos fixos, descargas elétricas, contra agentes térmicos e respingos de produtos químicos.

Ainda há a possibilidade de adquirir um “sistema de proteção à cabeça”, com protetores faciais e auditivos compatíveis. A escolha adequada requer a avaliação dos riscos envolvidos na atividade e o conforto do usuário. Existem duas classes para proteção contra impactos:

  • Classe A não servem para trabalhos com energia elétrica.
  • Classe B são aptos para atividades energizadas por serem submetidos ao ensaio de rigidez dielétrica e tensão elétrica aplicada.

As classes se subdividem em: aba total (Tipo I), aba frontal (Tipo II) ou sem aba (Tipo III).

Tome todas as precauções possíveis contra a queda de materiais, adotando sempre a proteção coletiva adequada.

Nos locais com muita ação do vento deve-se utilizar junto com o capacete uma fita que o prenderá a cabeça, essa fita passa em baixo do pescoço evitando a queda do mesmo por ação do vento e inclinação da cabeça essa fita é conhecida como jugular.

É obrigatório o uso de Jugular?

A jugular não é um item obrigatório por normas vigentes. É um acessório que muitas vezes se faz obrigatório devido a normas internas das empresas e quando utilizado também de forma adequada auxilia na permanência e fixação do capacete na cabeça dos colaboradores.

Qualquer coisa que faça com que o capacete seja impróprio para o uso avise ao responsável da empresa;


Utilizando corretamente estes EPI's estaremos contribuindo para redução dos índices de acidentes da empresa. É melhor ter o incomodo na cabeça do que conviver com uma lesão. Conscientizar os colaboradores sobre o uso dos EPI’s é a chave para ter um local de trabalho seguro.

Reuly
SEGURANÇA NO TRABALHO 
EPI GOIÂNIA | EPI GO | EPIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário