quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

PROTEÇÃO PARA OS PÉS


Acidentes de trabalho provenientes de calçados inadequados podem colocar uma pessoa em situações desconfortáveis e geram ao empregador e trabalhador despesas que poderiam ser evitadas. Sem proteção adequada nos pés a probabilidade de lesão aumenta drasticamente, por isso que escolher o calçado certo é tão importante.

Perigos no local de trabalho


Dependendo de suas funções de trabalho você é suscetível a diferentes tipos de lesões. Perigos no local de trabalho que contribuem para a necessidade de calçados de proteção.
O calçado no local de trabalho vem em uma variedade de formas, assim existe diferentes tipos de botas e botinas para cada ocasião:
   ü  Calçados para proteção contra choques elétricos;
   ü  Calçados para proteção contra impactos (quedas de objetos – tijolos, pedras...);
   ü  Calçados para proteção de pés e de pernas contra umidade;
   ü  Calçados para proteção contra agentes térmicos (câmara fria ou trabalho com altas temperaturas);
   ü  Calçados para proteção contra agentes escoriantes e cortantes (pregos, objetos pontiagudos);
  ü Calçados para proteção contra respingos e contato direto com produtos químicos (agrotóxicos, tinta);

Composição básica das botinas:

 




As botinas têm diferentes composições, cada uma especifica para uma certa ocasião ou necessidade. Podendo assim evitar algum tipo de perigo (biqueiras de aço contra impacto) ou necessidade do serviço a ser realizado (conforto ao longo da jornada de trabalho).
O cabedal pode ser confeccionado por vaqueta convencional, hidrofugada ou emborrachada e microfibra.
As biqueiras podem ser de aço, pvc, termoplástica ou composite.
As palmilhas podem ser de aço e resistentes ao furo.
O solado pode ser de Poliuretano mono ou biodensidade injetado diretamente no cabedal; de borracha nitrílica ou natural, colada e bloqueada lateralmente. Sola compactada de TPU + entressola de poliuretano injetado diretamente no cabedal;
E muitas outras qualidades.
Nem falamos da metade dos atributos de uma bota de segurança e podemos perceber que a tecnologia auxilia e muito a prevenção de acidentes. Uma simples botina pode ser resistente as mais altas temperaturas, ponta de pregos ou riscos químicos.

DICAS


Ambiente de trabalho e os perigos: Considere onde você vai trabalhar e que perigos você encontrará, como queda de objetos e riscos químicos, ao escolher uma bota de trabalho. Adquira a botina certa que irá protegê-lo melhor do prejuízo potencial de seus perigos específicos do local de trabalho.

Solado: Certifique-se as solas de calçado são apropriados para suas condições de trabalho. Solas podem ser projetadas para resistir a deslizamentos e proteger seus pés do calor, da punção ou choque elétrico.

Conforto e ajuste: As botas de trabalho que você escolhe devem ser agradáveis em seus pés a partir do minuto em que você colocá-los. Botas de trabalho mal ajustadas podem resultar em joanetes, calos, calosidades e outros problemas nos pés. Teste botas no final do dia, quando os pés são maiores, e usar as suas meias de trabalho habituais.
É importante calçar as botinas com os pés secos e protegidos por meias (preferencialmente de algodão).
O calçado deve ser substituído assim que houver desgaste excessivo, cortes, danos à costura ou biqueira.

Concluindo
O uso de Epi deve ser reforçado a todos os trabalhadores que se encontram em um ambiente de risco. Os pés são uma importante ferramenta para a vida inteira. São cinco minutos para colocar a botina e uma vida sem arrependimentos.


Reuly
SEGURANÇA NO TRABALHO 
EPI GOIÂNIA | EPI GO | EPIS 

Nenhum comentário:

Postar um comentário